O Clube Atlético Metropolitano vive momento delicado no Campeonato Catarinense. Lanterna do estadual, o Verdão do Vale, ainda não venceu na competição. Nas primeiras seis rodadas do torneio, o time de Blumenau já está no segundo técnico. Além da fragilidade defensiva, a falta de pontaria do ataque é outro problema. Nos primeiros seis jogos do campeonato, o time marcou apenas dois gols.
Paulo Massaro, recém-chegado técnico, prefere não fazer contas para a permanência na primeira divisão catarinense. Ele acredita que o foco deve ser cada jogo individualmente. “Eu não quero fazer esse tipo de conta. Vou trabalhar jogo a jogo. Em todos os jogos temos que pontuar. Em cada partida eu olho a tabela e vejo a necessidade”, comenta.
Últimos resultados
No último jogo, realizado sábado (27) contra o Hercílio Luz, o Verdão conseguiu marcar os primeiros gols no campeonato. Após quatro derrotas consecutivas, o empate por 2 a 2 em Tubarão deu novo ânimo ao time. Não pelo resultado, mas pelo fato de que foi o único jogo em que o Metrô conseguiu marcar gols. Na partida anterior, estreia de Massaro, o time perdeu em casa (em Ibirama) para o Marcílio Dias, por 1 a 0.
Sobre o fato de a equipe marcar os primeiros gols no campeonato, Massaro acredita na evolução do time. “Dominamos a partida, tivemos um padrão de jogo excelente, e um amadurecimento em relação ao jogo contra o Marcílio Dias. Fomos muito superiores no primeiro tempo. No segundo, não mantemos o mesmo nível, mas não foi nada grotesco”, finaliza

Sequência difícil
Para permanecer na primeira divisão estadual, o Metrô vai precisar trabalhar muito. Isso porquê a sequência de jogos da equipe é difíciel. O Verdão vai enfrentar adversários considerados grandes no estado. Além do Avaí em casa, o time blumenauense encara Criciúma e Chapecoense, ambos no campo dos adversários.
Se considerar apenas os oponentes com menos tradição, a tarefa também não é simples. O Metrô faz apenas uma partida em casa contra times “menores”. Será na penúltima rodada, contra o Juventus, no Estádio Hermann Aichinger. Já na última rodada, em Chapecó, o time terá pela frente a temida Chapecoense.
Gangorra nos últimos anos
Fundado em 2002, o Metrô já viveu em sua história o fantasma do rebaixamento. Isso aconteceu pela primeira vez em 2017, depois de o time de Blumenau frequentar, por muitos anos, a parte de cima da tabela. Jogando em Florianópolis, na última rodada, mesmo vencendo o Figueirense por 3 a 1, o alviverde foi rebaixado à Série B do Catarinense. Essa história se repetiu em 2019. A vitória sobre o Brusque, por 2 a 1, na última rodada, não foi suficiente. E o Verdão não conseguiu se manter na elite estadual. Na atual edição, o time tem cinco jogos para tentar reverter a situação.
Foto: Patrícia Amorim/Hercílio Luz
Veja a classificação atualizada do campeonato

Confira os jogos do Campeonato Catarinense que faltam ao Metrô
7ª rodada – 01/04/2021 – 16h – Domingos Lima
Concórdia x Metropolitano
8ª rodada – 04/04/2021 – 16h – Hermann Aichinger
Metropolitano x Avaí
9ª rodada – 11/04/2021 – 16h – Heriberto Hülse
Criciúma x Metropolitano
10ª rodada – 18/04/2021 – 16h – Hermann Aichinger
Metropolitano x Juventus
11ª rodada – 21/04/2021 – 16h – Arena Condá
Chapecoense x Metropolitano