Acendimento do Fogo Simbólico marca rito de início dos Jasc em Brusque

Evento foi realizado na Sociedade Bandeirante

por esportesc
0

A chama dos Jogos Abertos de Santa Catarina está acesa. Foi realizada em Brusque nesta quarta-feira (23), a cerimônia de Acendimento do Fogo Simbólico dos JASC. O ato ocorreu na Sociedade Bandeirante, local onde iniciou a competição mais importante do Estado.

O evento reuniu autoridades locais, estaduais, familiares dos idealizadores dos jogos, atletas e representantes esportivos de Brusque e de Santa Catarina. O ponto alto da cerimônia foi o acendimento da pira olímpica, um momento emocionante. A tocha foi recebida por representantes das famílias de Arthur Schlösser, Rubens Fachini e Orlando Francisco Muller (seu Pipoca), nomes fundamentais para a história dos Jasc. Geninha Schlösser, Thiago Fachini e Arthur Klann, netos dos homenageados, foram os responsáveis por passar a tocha às autoridades. Na sequência, André Vechi, prefeito de Brusque, e Rogério Luciano Pacheco, prefeito de Concórdia, cidade-sede desta edição, se juntaram ao ato com o superintendente da Fesporte, Freibergue Nascimento, para acender a pira, simbolizando o início dos preparativos para mais uma edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Nascimento destacou a importância de transformar esse ato em “Patrimônio Imaterial” da cidade. “Brusque é o esteio dessa tradição, e precisamos garantir que a cerimônia continue sendo realizada aqui, preservando essa história”, afirmou. Já o prefeito de Concórdia destacou que a cidade se prepara para realizar uma das melhores edições dos últimos anos. “Estamos prestes a realizar um dos maiores eventos esportivos de todos os tempos”, declarou. O município do meio-oeste já sediou a competição em três oportunidades e volta a ser anfitrião dos Jasc após 24 anos.

Publicidade

O prefeito André Vechi também discursou durante a cerimônia, relembrando a importância do esporte em sua vida pessoal e reafirmando seu compromisso com a área em sua gestão. “Este momento é simbólico, mas não podemos ficar só nas promessas. Por isso, já assumimos o compromisso de dobrar o orçamento do esporte até 2027. Somente no próximo ano, serão aportados mais R$ 1 milhão para essa área”, afirmou. Vechi também comentou sobre o planejamento para que Brusque volte a ser protagonista, tanto dentro como fora de quadra, sediando e sendo palco dos grandes eventos esportivos do Estado. “Queremos sediar a Olesc e os Joguinhos Abertos, e já antecipo a todos que em 2027 queremos trazer os Jasc para Brusque. Vamos preparar a cidade, com organização e investimento nos equipamentos esportivos, dando também melhores condições a nossos atletas, pois, claro, também queremos ganhar. Podem ter certeza de que o esporte será uma das prioridades da nossa gestão”, completou.

Além das autoridades já citadas, também participaram do ato o presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Jean Dalmolin, o diretor-geral da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Delmar Tondolo, além do secretário de Esportes de Guabiruba, Joelcio Moises, e Ruth Hoffmann, comendadora do esporte em Santa Catarina e ex-esposa do saudoso Manfredo Hoffmann, que também fez parte da equipe de Arthur Schlosser.