Após paralisação em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19),a sequência do turno e a fase de returno da Conferência Hélio Rubens do Campeonato Brasileiro da CBB, está de volta.
Com início nesta quinta-feira (22), a cidade de Brusque sedia a competição e recebe seis equipes da região sul do país, seguindo todos os protocolos de prevenção da Covid-19. Os jogos ocorren de 22 a 30 de abril, sempre na Arena Brusque.
A abertura da rodada começa com a disputa entre dois catarinenses: Brusque Basquete/FME/Trimania/Aradefe e Basquete Joinville. A partida ocorre na Arena Brusque às 14h, seguida do jogo entre ADR Maringá contra o STOCK MED/União Corintians. Para finalizar a rodada, o Londrina enfrenta o Novo Basquete Ponta Grossa. Os jogos terão transmissão ao vivo no Facebook e YouTube da CBB, com partidas também veiculadas na TV Brasil.
Sobre a competição
O Brasileirão de Basquete foi criado pela CBB em 2019, em substituição à Liga de Ouro, competição que dava acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB). O primeiro campeão foi o Ponta Grossa, do Paraná.
Na primeira fase da competição, os times jogam nas suas respectivas conferências em turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para às quartas de finais.
Os demais terão a chance de disputar uma segunda fase, que dará mais quatro vagas. A fase eliminatória será disputada em três partidas. Os quatro classificados disputam o título do Brasileirão, no chamado Final Four.
Vale ressaltar que todo o restante da competição, incluindo a final, será na cidade brusquense. Os jogos estão programados para ocorrer entre os dias 15 a 22 de maio, na Arena.

Participação dos catarinenses
O Campeonato Brasileiro de 2021 tem a participação de 12 equipes divididas em duas conferências. São quatro catarinenses no torneio. Brusque e o Basquete Joinville estão na Conferência Hélio Rubens. Já Flamengo Blumenau e o Blackstar/Unisociesc, de Joinville, participam da Conferência Gérson Victalino.
O Joinville, que disputa a mesma conferência do Brusque, está em terceiro, com cinco pontos. O time do norte do estado venceu dois jogos e perdeu um até o momento. Na outra conferência, o Flamengo Blumenau se classificou em segundo. O time do Vale conquistou 18 pontos, com oito vitórias e duas derrotas. Já os atuais campeões de Santa Catarina, do Blackstar, terminaram a primeira fase na quinta colocação. A equipe conquistou apenas 13 pontos. Foram três vitórias e sete derrotas.

Fotos: Divulgacão CBB